A panela de brassagem é um item fundamental na produção da cerveja. No nosso caso, utilizaremos uma panela de chapa de alumínio. Outros materiais também podem ser usados – como o aço inox -, entretanto esses materiais são mais difíceis de trabalhar, podendo ser necessária a ajuda de um profissional para adaptá-la às necessidades cervejeiras.
Ao procurar a panela, leve em consideração uma capacidade 20% maior do que a produção desejada. Ou seja, para produzir 20 litros de cerveja, procure uma panela de ao menos 25 litros. Isso é necessário por que no processo de fervura perde-se entre 5 e 10% do volume original do mosto. Perde-se também com a formação do trub e há ainda a dilatação térmica do mosto na panela. Além disso, uma margem de segurança é necessária para evitar transbordamentos durante a fervura.
A panela a ser montada contará com uma válvula extratora que será utilizada em conjunto com uma bazuca ou um fundo falso para realizar a filtragem do mosto, e também será útil para extrair o mosto após a fervura.
Peças necessárias
1) Panela
Deve ser uma panela de chapa de alumínio, com um volume ao menos 20% maior do que o desejado para produção de cerveja.
2) Válvula de esfera
É encontrada em lojas de materiais de construção e encanamento. Deve ser de latão ou material similar (podendo inclusive ser de inox).
3) Flanges para vedação
Ao menos dois flanges para fixar e vedar a válvula na panela. Encontrada nos mesmos locais da válvula
4) Extensor
Um extensor para adaptar a válvula à panela e que servirá como suporte à bazuca caso uma seja utilizada. Encontrada nos mesmos locais da válvula.
5) Broca chata para madeira
Deve ter o mesmo tamanho da válvula. É encontrada em lojas de material de construção e, embora seja para madeira, é capaz de furar a panela de alumínio sem maiores problemas.
6) Furadeira
7) Lima ou lixa
Utilizada para dar acabamento ao furo feito com a broca chata.
8) Silicone para aquários
Utilizado para fazer a vedação entre os flanges, é encontrado em lojas de material de construção ou lojas de aquários. Pode-se utilizar também o-rings de silicone, mas são mais difíceis de encontrar.
IMPORTANTE: o silicone para aquários é atóxico e resiste até 250ºC. Deve-se tomar cuidado para não confundir com silicone para vedação de pias, pois esses possuem um antifungo que pode contaminar a cerveja.
Passos para montagem
Limpe a panela e marque o local onde será feito o furo. Ao fazer a marcação leve em conta o tamanho dos flanges para que seja possível encaixá-los posteriormente. Considere também para que será utilizada a panela.
Se a panela será utilizada para mostura (cozimento do malte e rampas de temperatura) com um fundo falso, quanto mais rente ao fundo melhor. Se for utilizada uma bazuca, é recomendável deixar ao menos um centímetro da bazuca para o fundo, para evitar a queima do malte que ficar embaixo da bazuca durante o cozimento. Em panelas maiores (mais de 50 litros), pode ser necessário deixar um espaço maior, pois o fogo será mais intenso. Se ela for utilizada para fervura, ao menos 3 centímetros para evitar que o trub da fervura seja extraído junto com o mosto.
Com a broca chata, faça o furo na panela. Para evitar erros, faça um furo com uma broca normal no centro da marcação. Esse furo servirá de guia a broca chata.
IMPORTANTE: Use óculos de proteção ao fazer o furo! Pedaços de alumínio podem voar e ferir seus olhos.
Com uma lixa ou uma lima, faça o acabamento do furo, removendo rebarbas para deixar o furo o mais liso possível. Tome cuidado para não aumentar o furo, pois isso pode causar vazamento.
Passe uma dose generosa de silicone no flange que ficará do lado de fora da panela. Não é necessário passar no que ficará por dentro, pois o silicone da parte de fora irá vedar o furo assim que for pressionado.
Monte o extensor com os flanges, e aperte vigorosamente.
Para conectar a válvula ao extensor, passe fita veda rosca nela tomando cuidado para evitar o excesso. Fita veda rosca é feita de teflon, portanto é inerte e atóxica. Entretanto, quanto menos material estranho entrar em contato com o mosto, melhor.
Aguarde o tempo de cura do silicone antes de utilizar a panela.
Para fazer a limpeza da panela, não utilize produtos abrasivos, especialmente os que contenham cloro (água sanitária, por exemplo). O cloro reage com o alumínio e com as peças da válvula, danificando elas. Utilize apenas detergente neutro e, de preferência, uma esponja macia.
hey daniel !!
sobre montagem do equipamento….vc se esqueceu de mencionar um pai sem noção !! como aquela vez que fomos perfurar o T interno da nossa panela nova pra conectar as basucas !! ele mandava eu segurar com a mao pra perfurar com a furadeira, e as vezes quase errava e perfurava minhas maos :):):)
Rapaz, tu não sabe como fiquei feliz em encontrar teu site! Pois de todos os que eu visitei da Cervejosfera (acabei de cunhar este termo…), o seu foi o único que explicou de forma didática e direta a forma de fabricar os equipamentos! Parabéns!
Parabéns também, pela iniciativa de escrever um aplicativo para smartphones com intuído de facilitar a vida do cervejeiros! Sou analista de sistemas e pretenso homebrewer, mas confesso que não havia pensado na possibilidade de criar algo assim. Mais uma vez, meus parabéns!
Sua página vai ser especialmente útil para mim, pois como diz o ditado popular, estou em um mato sem cachorro! Moro em um estado que não tem tradição cervejeira (Ceará). Que eu tenha notícia, só existem duas cervejarias “artesanais” aqui (Lupus Bier e Drache Bier) o que torna especialmente difícil a aquisição de ferramentas, insumos e informações a respeito da nobre arte de fabricar cervejas…
Bem, vou ficando por aqui, pois o trabalho me chama! Dese-lhe sorte e disposição para continuar com este ótimo trabalho!
Abraços!
Carlos Amorim
Aproveitando que o canal de comunicação foi aberto e o gelo foi quebrado… Na tua opinião, é necessário/recomendado ter dois fogareiros?
Carlos, fico feliz que o site esteja sendo útil! Se tiver qualquer dúvida, estamos aí.
Quanto aos fogareiros, quando comecei a fazer cerveja tinha um só. Dá pra se virar com um. Mas é bem mais prático ter dois, economiza tempo e esforço em ficar trocando panelas e tal.
Daniel,
Neste momento estou planejando as coisas que vou comprar imediatamente e as que vou adquirir posteriormente… Não vi você fazer referência a um termostato ligado a geladeira, no entanto, outros cervejeiros indicam-no como imprescindível. Você utiliza? Se não, como você “se vira” sem um?
Te agradeço pela disponibilidade!
Abraços!
Carlos
Carlos, desculpa ter respondido só agora, acho que o e-mail de aviso caiu como spam. De qualquer forma, depende da temperatura na tua cidade.
Pra fermentação, qualquer coisa acima de 20 graus já começa a deixar a cerveja ruim (se for uma Ale – se for lager vai DESTRUIR a cerveja). Se faz mais calor que isso aí, tem que ter geladeira. E a geladeira tem que ter termostato digital por que o que tem na geladeira é muito ruim. Você não vai conseguir regular a uma temperatura adequada pra fermentação (pra uma ale vai de 16 a 25 graus, dependendo do estilo)… Se a geladeira ficar muito fria, a fermentação pode simplesmente parar.
Sem o termostato você só vai conseguir fazer maturação a frio depois da fermentação, deixando a cerveja um tempo a uma temperatura abaixo de 10 graus. Fazer isso é legal, mas não vai ajudar muito se a cerveja foi fermentada, digamos, a 30 graus.