IBU

Esta opção permite estimar os IBUs de uma cerveja de acordo com os lúpulos utilizados.

Ao acessar a opção, é exibida a tela para informação dos dados do mosto onde os lúpulos serão utilizados, bem como a fórmula a ser utilizada no cálculo do IBU.

Litros
Este campo é obrigatório e deve ser preenchido com os litros finais esperados para a cerveja. O valor é numérico e permite números fracionados.

Densidade inicial esperada (OG)
Este campo é obrigatório e deve ser preenchido com a densidade relativa inicial esperada para a cerveja.

Fórmula
Deve-se selecionar a fórmula desejada para o cálculo do IBU, conforme as duas opções disponíveis: Tinseth e Rager.

Após informar esses campos e clicar em “Ok”, é exibida a tela para informar os dados do lúpulo. Esta tela  tem 4 campos:

% Ácidos Alfa
Este campo é obrigatório e deve ser preenchido com o percentual de ácidos alfa do tipo de lúpulo que está sendo utilizado. O valor é numérico e permite números fracionados.

Peso (gramas)
Este campo é obrigatório e deve ser preenchido com o peso em gramas do lúpulo que será utilizado. O valor é numérico e permite números fracionados.

Tempo de fervura (min)
Este campo é obrigatório e deve ser preenchido com a quantidade de minutos que o lúpulo ficará em fervura. O valor é numérico e não permite números fracionados.

Com esses campos informados, você deve utilizar a opção “Ok” para realizar o cálculo. Caso você esteja alterando um lúpulo, é possível excluí-lo da lista de lúpulos através do botão “Excluir”.

Ao clicar no “Ok” você voltará para a tela de resumo dos lúpulos e os dados do lúpulo informado serão adicionados à lista, bem como somados ao total de IBUs da cerveja.

Você pode adicionar quantos lúpulos desejar seguindo as orientações acima através do botão “Adicionar”.
É possível também alterar os dados de um lúpulo já lançado clicando nele na lista dos lúpulos.

Considerações

Esta operação deve ser encarada como uma aproximação, pois as formas como são tratados os arredondamentos podem causar diferenças entre o resultado obtido pelo BeerCalcs e por outras ferramentas. Em geral, essas diferenças são desprezíveis para as quantidades de litros e lúpulo utilizadas por cervejeiros caseiros.

Vale lembrar também que, dada a forma que a fórmula de Rager foi implementada, após os 45 minutos de fervura não ocorre mais aumento do IBU calculado. Embora outras aplicações continuem aumentando os IBUs, a documentação utilizada para implementação destas fórmulas indica que não há aumento significativo no amargor com mais tempo de fervura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *