Chiller de imersão

O chiller é um sistema de resfriamento para o mosto, utilizado após a fervura para trazer o mosto a uma temperatura adequada para a inoculação do fermento. Trata-se de uma serpentina que é colocada na panela ao final da fervura e por onde passa água fria. O calor do mosto é transferido para a água, resfriando ele.

O chiller de imersão é bastante simples, basta usar uma serpentina enrolada como um cilindro. A serpentina pode ser de cobre, inox ou alumínio.

A montagem do chiller é extremamente simples. Os únicos cuidados necessários são o dimensionamento correto e evitar a utilização de soldas com metais pesados caso seja necessário algum tipo de suporte para ele.

No caso do cobre, deve-se tomar cuidado com a formação do azinhavre (zinabre), pois ele é tóxico. Antes de usar, é necessário lavar bem com alguma solução ácida para removê-lo.

Já o dimensionamento é um pouco mais complicado, pois depende de inúmeras variáveis, com a temperatura da água utilizada, a agitação feita ao mosto, o formato do chiller, etc. A média de 0.5 metros por litro de mosto a ser resfriado é bem aceita entre os cervejeiros. Com isso, chega-se à temperatura desejada entre 30 e 40 minutos.

Para acelerar o resfriamento é possível utilizar um segundo chiller imerso em gelo, por onde a água passe antes de chegar ao chiler principal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *