Um equipamento importante para os fermentadores é o air lock. O princípio dele é permitir que o CO2 produzido pela fermentação do mosto escape para o ambiente, mas impedir que o ar e insetos do ambiente cheguem à cerveja.
A forma mais simples é usar uma pequena mangueira que saia do fermentador e vá para um recipiente com água. Entretanto, existem modelos comerciais que são menores e mais simples de se usar.
No caso do recipiente com água, o único cuidado a ser tomado é com a quantidade de água em contato com a mangueira. Se a temperatura ambiente cair muito, a pressão dentro do fermentador poderá ser menor que a do ambiente, e água do air lock pode ser sugada pela mangueira e acabar caindo na cerveja sendo fermentada. Para evitar, basta deixar apenas uma pequena parte da mangueira dentro da água. Dessa forma, quando a água começar a se sugada, o nível dela irá diminuir dentro do recipiente. Assim que o nível ficar abaixo do ponto de contato da mangueira, a água volta para o recipiente sem chegar ao mosto fermentando.